segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

DESENHOS: ARTE & ARTE4

Olá, estou aqui mais uma vez para mostrar mais um dos meus trabalhos. Eu já vou logo dizendo, não sou "desenhista", não sou fã de ficar desenhando apesar de ser fã de desenhos e ilustrações. Reconheço que falta muito em mim para ser um "artista", mas acho interessante o que eu faço. Além disso, eu precisava de algum assunto para manter o blog ativo o máximo possível... Desta vez resolvi usar os meus dotes como (um não muito bom) desenhista. A ferramente de desenho que mais gostou de mim até agora foi o brush esfumaçado, parece até mágica como ele consegue esconder os detalhezinhos irritantes que todo desenhista sabe que o desenho tem, mas quem vê não imagina isso. Pois é, conheço o mundo do perfeccionismo, mesmo sem ser um perfeccionista...

Eu uso o Paint Tool SAI para fazer meus desenhos, acho o programa simples, descomplicado mesmo, e que ainda assim consegue produzir desenhos bem coloridos, até obras de arte, por assim dizer. Os temas de hoje são ARTE e ARTE4 (versão multiplicada por 2 do desenho anterior, gerando um painel de 4 partes). Heh, devo dizer, são desenhos extremamente simples - estampas, se preferir - mas, que por causa do efeito esfumaçado, dão a impressão de saltarem aos olhos.

Bem, como eu até tento fazer deles prints para serem vendidos no Deviant Art, estou usando o código HTML para inseri-los aqui.



ARTE4 by Victorio Anthony by victorioanthony on DeviantArt

Ainda tenho muito espaço para continuar falando, então vou falar mais um pouco...


O culpado por eu estar desenhando (mesmo que não seja grande coisa) no Paint Tool SAI é o Gabriel Kolbe, quadrinista e ilustrados do fabuloso blog SINTONIA ALCALINA. Ele não sabe disso, e nem há necessidade dele saber, então fique quietinho... ;o]

Eu acompanho o blog - e, posteriormente, página no Facebook, Ask e de vez em quando em outras redes sociais - desde 2012 (eu acho), quando um site de Creepypastas (espécie de histórias de terror ou chocantes) divulgou a arte dele. Achei deveras interessante e segui o blog (pra quem não sabe, quem também tem conta no Google pode seguir este bloguinho pelo blogger através da ferramenta na barra lateral com o nome SEGUIDORES, tá?).

Como artista, segundo ele mesmo, ele nem é grande coisa (ele adora chamar os desenhos dele de toscos só porque ele não consegue tirar da cabeça quando outros desenhistas fazem artes muito melhores que as deles). Eu, evidentemente, discordo! E ai de quem discordar de mim! Arte é arte, ponto final! Eu gosto do que ele faz, e isso basta! >:o]

Através do Ask, fui descobrindo o lado bacana do "cara chato que desenha" - é, acho que ele pode ser bacana e chato ao mesmo tempo, não sei como! Já até ganhei um desenho super-especial dele, retratando o Victório Anthony (sim, meu nome como artista é, antes de tudo, um personagem meu).

Victório Anthony,
por Gabriel Kolbe.

Ah! Já vou logo dizendo, já são anos de dedicação como fã dos trabalhos dele e por isso ganhei um desenho super original (com o esquema todo definido por mim por causa de uma promoção na página do Facebook e... longa história...). Eventualmente, dei alguns retoques (puta merda, cometi uma heresia!) como o fundo preto - dá pra perceber que eu adoro preto? Às vezes acho que isso é algo que falta nos desenhos dele, maior uso do preto e tal... De qualquer forma, é apenas a minha opiniãozinha, longe de mim querer tomar conta dos desenhos dele e dizer como ele deve fazer isso ou aquilo... Mas...

Okay, vou confessar! Eu adoraria escravizar o Gabriel para seu meu desenhista oficial (devidamente pago, obviamente) e isso me persegue! @_@

Digo escravizar porque não seriam apenas alguns desenhos, seria um livro de sketch de desenhos inteiro, do básico ao avançado, fora a HQ oficial do Victório Anthony que estou reservando exclusivamente para ele, caso ele e eu conseguíssemos terminar o projeto do manual de desenho (curiosamente chamado de SINTONIA SKETCH). Eu sou, deveras, muito exigente (tudo bem, não é pra tanto) na hora de dizer isso ou aquilo, quando eu preciso dizer 1 ou 2, eu quero entender o que é o 1 e 2 para poder dizer qual dos dois eu quero, não consigo ser alguém que fala "eu quero daquele jeito lá, sabe?". Posso não ser perfeccionista, mas sou detalhista, e dessa ideia de querer quer haja um entendimento pleno entre o ilustrador e o idealizador do desenho, nasceu a ideia do SINTONIA SKETCH, onde o Gabriel iria destrinchar cada parte do que é ser um ilustrador. Como, por exemplo, os formatos do corpo humano, onde seriam feitos, com escala, modelos diferentes do corpo humano, pessoas baixas, pessoas altas, pessoas gordas, pessoas musculosas, etc. A escala nada mais seria do que usar o tamanho da cabeça como medida para definir a altura por valor aproximado. Eu não lembro agora quantas cabeças são usadas para definir o tamanho médio, mas, basicamente, uma cabeça a mais definiria alguém alto e uma cabeça a menos, alguém baixo para a mesma idade. É um modelo simples, que visa uniformizar a receita do desenho. Se deu pra entender isso aqui, ótimo, acho que nem eu entendo porque eu quero tudo isso, porque eu deveria pagar pro Gabriel ir fazendo desenho atrás de desenho... Eu só acho que ele merece! Crescer como ilustrador faz parte do sonho dele e eu vejo tanto potencial nisso que talvez eu tenha me identificado, tomando isso pra mim. Os desenhos dele são simples, e só Deus ou outro ilustrador pra saber como é complicado colocar cada detalhe num desenho, cada cor, cada textura, cada layer; e, deveras, queria ver ele ascender de vez como um "desenhista superior"! <= piada ruim de nerd... u_u'

O Gabriel é um grande fã das HQs americanas, principalmente do Homem-Aranha, e gostaria de ver ele desenhando uma Ângela, como se fosse um grande quadrinista americano. Eu conheço muito pouco das HQs americanas, se eu fosse falar sobre elas, diria que eu sou expert em Mangás! <= outra piada nerd. Mas, das poucas que eu pude ver há vários anos atrás, a imagem da personagem Ângela, originalmente da série Spawn, ainda me enche os olhos e, acho que entendo porque o Gabriel não se contenta com "seus desenhos toscos", As HQs americanas são verdadeiras obras de arte da ilustração, podendo chamar mais atenção pelo desenho do que pelo próprio conteúdo. Heh, isso sem contar que o Gabriel compartilha de um problema conhecido meu: no Brasil há pouca valorização da arte. Pelo que ele diz, no trabalho como ilustrador freelancer (na verdade ele é geólogo, longa história), ele pegou poucas comissões (pouquíssimas) para brasileiros, enquanto que a demanda para comissões no exterior são bem mais volumosas. Yeah, if you talk in english, there's no problem for him! If you pay the right price, he will draw for you!

Eu não sei exatamente em que ponto eu me tornei um fã maluco do Gabriel (eu tenho mania de gostar muito mais do que deveria das coisas que eu gosto e exagerar), mas acho ele digno de fazer uma ótima ilustração. Vi ele melhorar nesse meio tempo em que o conheço e, deveras, como ele está melhorando! De certo que ele tem uma mania de acumular muita coisa por fazer, deixar de fazer uma pra fazer outra, acumular pilhas de livros pra ler, mas nada que o impeça de seguir em frente - faz parte do meu sonho idiota conseguir resolver todos os problemas do mundo, inclusive a falta de tempo...

Enfim, já deu pra ver que eu desejo tudo de bom pro Gabriel, muitos desenhos, muitas comissões, muito tempo pra ele fazer o que ele quiser, muito (preencha aqui com o que o Gabriel possa eventualmente precisar) e que ele continue desenhando sempre, independente do que houver pela frente!

Bem, talvez eu lembre de como comecei a querer desenhar... Eu tinha uma conta no Deviant Art, mas nunca a havia usado pra nada. Quando vi a conta do Gabriel por lá, resolvi dar uma atualizada na conta... Eu não estava muito bem para escrever na época e queria fazer algo diferente, como hoje estou tentando fazer animação. Eu comecei adaptando alguns desenhos do Gabriel como memes, e depois parti para algo um pouco mais sério. Acho que posso dizer que deu certo pra mim, eu consigo fazer alguns desenhos mesmo tendo apenas um irritante mousepad de notebook para desenhar... É isso...


Arte original: Gabriel Kolbe
Adaptação e colorização: Victório Anthony

Ele não pode saber dessa história, guarde o segredo!
Eu não pertenço a lugar nenhum...
Até a próxima! ;o]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvida, crítica ou sugestão, é só comentar!